quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Fala, Comunidade! Número 4 - Ano 2003 - Histórico

"Somos nós que estamos trazendo melhoria para a comunidade. Se a gente cruzar os braços, vão pensar que tá bom, mas não tá. Cada dia é uma luta, é uma busca por uma melhoria de vida nas nossas comunidades". Com este depoimento de uma liderança começou o Fala, Comunidade 4. Em 2003, uma Comissão da Rede de Comunidades contribuiu na organização e na discussão da programação do evento.

Nas mesas seguintes, outros integrantes da Rede falaram sobre a proposta e o cotidiano das ações locais de prevenção das DST/Aids. Conquistas pessoais e coletivas, parcerias para a realização do trabalho e troca de experiências entre as próprias comunidades foram os assuntos discutidso pelas lideranças comunitárias.

Naquele ano, pela primeira vez, o Fala contava com apresentações do trabalho de prevenção feitos por jovens  e por lideranças religiosas. Também começava a ganhar mais força a discussão sobre o trabalho voluntário das/os Agentes Comunitários de Prevenção e a falta dos insumos de prevneção. As comunidades reivindicaram ainda materiais didáticos e próteses, atendimento dos soropositivos nos hospitais da Baixada e mais financiamento para projetos comunitários.

Essas questões, colocadas com contundência pela Rede, foram o foco das apresentações sobre sustentabilidade feitas por representantes das secretarias estadual e municipal de saúde.

No encerramento do Fala 4, foi feito o lançamento do Calendário da Rede de Comunidades e do "Idéias d'Agente - Catálogo de Estratégias Comunitárias de Prevenção" e a comemoração dos 10 anos do CEDAPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário