quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Fala, Comunidade! Número 5 - Ano 2004 - Histórico

Na quinta edição do Fala, Comunidade! 200 participantes se reuniram para conhecer e debater as experiências de trabalho no campo da prevenção das DST/Aids, realizadas pela Rede de Comunidades. A abertura do evento contou com a presença do MC Desenho, de Magé, cantando o "Rap da Rede", com os nomes das comunidades e bairros integrantes dessa articulação.
Uma questão foi transversal a todas as mesas temáticas: os grandes desafios envolvidos na luta contra Aids em comunidade. desafios impostos pela pobreza, pela violência, pela incidência de tuberculose co-relacionada ao HIV, pelos tabus. "É proibido falar de sexo. O maior desafio é entender, dentro da comunidade, que pra falar de Aids é preciso falar de sexo. Se não entendermos isso, fica complicado", disse uma liderança da Rede.

Muitos desafios. Os jovens, mais abertos às ações de prevenção, ainda são um grupo prioritário, mas as lideranças lembram que a terceira idade está "redescobrindo" o sexo, sem se preocupar com a camisinha...

Algumas respostas. Na mesa Prevenção e Políticas Públicas de Saúde, a representante da Secretaria Municipal de Saúde reconheceu: "Para mim, vencer os desafios tem a ver com o que vocês [agentes de prevenção] sabem". Também foi lembrada a importante frase de Hebert Daniel: "Cada cultura constrói sua Aids pr´pria e específica, bem como as respostas a ela". A resposta solidária da rede de Comunidades foi simbolizada pela Colcha da prevenção, com retalhos representando cada comunidade e seu trabalho na luta contra a Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário