quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fala, Comunidade 9 discute direitos humanos e prevenção da Aids

Os direitos humanos nas comunidades populares, especialmente o direito à saúde, serão o eixo temático da nona edição do Fala, Comunidade - Seminário Nacional de Comunidades e Movimentos Populares na Luta contra a Aids . Promovido pelo Centro de Promoção da Saúde – CEDAPS e pela Rede de Comunidades Saudáveis - RCS, o seminário acontecerá nos dias 09 e 10 de dezembro, no auditório da Universidade Veiga de Almeida – Campus Tijuca, no Rio de Janeiro.
Realizado desde o ano 2000, o Fala, Comunidade tem a proposta de contribuir para a visibilidade da mobilização das comunidades populares nos campos dos direitos humanos e da prevenção da Aids. O evento reunirá lideranças comunitárias do Rio de Janeiro e movimentos populares de abrangência nacional, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), entre outros.

Tendo como marco os 60 anos da Declaração de Direitos Humanos, o Fala, Comunidade 9 reunirá lideranças de comunidades do Rio de Janeiro e movimentos populares de outros estados brasileiros para discutir as violações de direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids, a violência estrutural criadora de vulnerabilidades à epidemia de HIV/Aids e as ações comunitárias de enfrentamento a esta questão.

O seminário terá a presença de representantes do Programa Nacional de Prevenção das DST/Aids, da Assessoria de DST/Aids do Estado do Rio de Janeiro, da Gerência de DST/Aids do Município do Rio de Janeiro, da Frente Parlamentar de Aids e Tuberculose, GT Aids, Comunidades e Movimentos Populares do Fórum de ONG/Aids do Estado do Rio de Janeiro. A mobilização comunitária no enfrentamento da epidemia de DST/Aids e das violações dos direitos humanos será abordada por representantes da Rede de Comunidades Saudáveis do Estado do Rio de Janeiro, do Conselho de Gestores Comunitários e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB).

A programação contará com mesas-redondas, rodas de conversa e oficinas sobre “População negra e vulnerabilidade”, “Redução de danos, prevenção de tuberculose e HIV/Aids”, “Testagem e aconselhamento”, “Atuação dos Agentes Comunitários de Prevenção”, “Enfrentamento da violência intra-familiar na comunidade”, entre outros temas, a fim de criar um espaço coletivo de aprendizado e reflexão. A programação completa pode ser conferida no site do CEDAPS: www.cedaps.org.br
O Fala, Comunidade 9 tem o apoio do Programa Nacional de DST/Aids, Ministério da Saúde, Assessoria de DST/Aids do Estado do Rio de Janeiro, Gerência de DST/Aids do Município do Rio de Janeiro e Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) e tem como parceiros o Grupo de Trabalho de Aids, Comunidades e Movimentos Populares do Fórum de ONG/Aids do Rio de Janeiro e a Comissão dos Movimentos Populares.
Fala, Comunidade 9

Datas: 09 e 10 de dezembro – das 08h30 às 18h
Local: Auditório da Universidade Veiga de Almeida – Campus Tijuca (Rua Ibituruna, 108 – Tijuca – Rio de Janeiro)
Mais informações pelo tel.: (21) 3852-0080 . Inscrições encerradas
Confira a programação preliminar

Nenhum comentário:

Postar um comentário